Como criar um caso de teste no Power Automate Desktop
Confira neste tutorial como criar um caso de teste simples para seus fluxos desktop.
1) Atualizar o Power Automate Desktop
Primeiro, é preciso atualizar o Power Automate Desktop para a versão 2.54. Com você terá acesso a função “Tests” no menu lateral esquerdo.
2) Criar o fluxo de teste
Criando um caso de teste Clique em New e depois em Test Case.
3) Defina um nome e o fluxo a ser testado
Definindo o nome do caso de teste e o fluxo a ser testado. Defina um nome para o seu caso de teste, bem com o fluxo que será testado, dentre outras configurações.
4) Crie uma ação do tipo “Test a desktop flow”
Adicione uma ação do tipo “Test a desktop flow” para que você possa informar o valor para as variáveis de entrada do fluxo a ser testado, o que irá variar de acordo com a características do mesmo. O caso de teste deste exemplo executa apenas um teste por vez, mas é possível, por exemplo, testar diversas execuções criando um loop com a ação de teste que utiliza um arquivo CSV ou XLS como fonte de dados.
Algo que notei é que, pelo menos neste momento, não é possível inserir textos muito longos nestas caixas de diálogo. Como workaround, criei uma variável de entrada e inseri o texto necessário (um JSON) para que meu fluxo fosse executado com sucesso.
5) Insira uma ação do tipo “Assert”
PAD test case, step 5, defining the output Adicione uma ação do tipo “Assert” que é onde você vai definir a lógica de avaliação a ser aplicada em cada teste executado. Você poderá utilizar valores das variáveis de saída.
6) Execute o teste
Para executar o caso de teste, você utilizará a mesma funcionalidade utilizada para executar os fluxos desktop: o botão “Run“. O fluxo desktop que está sendo testado será então executado e caso a condição informada em “Assert” seja atendida, o teste será concluído com sucesso.
Resultado
O fluxo desktop que está sendo testado será então executado e caso a condição informada em “Assert” seja atendida, o teste será concluído com sucesso.
Deixe um comentário