Segue minha avaliação e comentários sobre as últimas atualizações da Power Platform. Meus destaques são para o Plan Designer agora em preview, o processamento multimodal de conteúdo do AI Builder e o resumo das ações dos fluxos usando Copilot no Power Automate Desktop.
Power Apps Plan Designer agora em Preview!
Resumo: Anunciado no Power Platform Community Conference (PPCC) em Setembro de 2024 e agora disponibilizado em preview, o Plan Designer permite transformar rapidamente uma simples necessidade de negócio em uma solução completa de baixo código. Utilizando o Copilot e uma equipe de agentes com habilidades especializadas em arquitetura de soluções, modelagem de dados e geração de experiências de usuário, o Plan Designer guia o usuário desde a definição de papéis e histórias de usuário até a criação de tabelas no Dataverse e aplicativos personalizados, tudo de forma eficiente e integrada.
Por que é importante: Simplifica o processo de planejamento e desenvolvimento, permitindo que os usuários se concentrem mais na inovação e menos em como e quais componentes da Power Platform utilizar
Status: Preview
Links: Introducing the plan designer in Power Apps (preview)
Novidades no AI Builder
Resumo: O AI Builder recebeu as seguintes novidades na última semana:
- Processamento Multimodal de Conteúdo: Introdução da capacidade de processar diversos tipos de dados, incluindo texto, documentos e imagens, através de uma única instrução em linguagem natural, sem necessidade de treinamento.
- Saídas Estruturadas em JSON agora em GA: agora já é possível utilizam em cenários produtivos a funcionalidade que permite que os resultados das ações de IA sejam fornecidos em formato JSON estruturado, facilitando a integração com outros sistemas e automações.
- Seleção de Modelos: Possibilidade de escolher entre o GPT-4o e GPT-4o Mini, proporcionando maior flexibilidade e personalização nas soluções implementadas.
- Fundamentação com Dataverse agora em GA: agora já é possível utilizam em cenários produtivos avintegração com o Dataverse para fornecer contexto adicional aos modelos de IA, melhorando a precisão e relevância das respostas geradas.
- Aumento da Biblioteca de Prompts: Foram adicionados novos prompts na biblioteca, o que agiliza o uso em um maior quantidade de cenários, acelerando o desenvolvimento e implementação de soluções com IA.
Por que é importante: As mudanças no AI Builder permitem automatizar tarefas repetitivas como processar documentos, e-mails e imagens de forma mais inteligente, rápida e personalizada, integrando-se facilmente aos sistemas existentes e aumentando a produtividade dos usuários.
Links: Automate emails, documents, and images with Microsoft AI Builder
Atualizações de Janeiro de 2025 do Power Automate Desktop
Resumo: O Power Automate Desktop recebeu as seguintes atualizações neste mês:
- Resumo de ações e subfluxos com o Copilot (em preview): Agora é possível utilizar o Copilot para gerar resumos das ações selecionadas e/ou subfluxos, facilitando a compreensão dos fluxos de trabalho.
- Execução paralela de fluxos de desktop filho com o fluxo pai: Uma nova propriedade no recurso “Executar fluxo de desktop” permite que um fluxo filho seja executado simultaneamente com seu fluxo pai no mesmo dispositivo, útil para lidar com pop-ups inesperados que possam interromper o fluxo principal.
- Novas ações dedicadas para o Microsoft Access: Foi introduzido um conjunto de ações específicas para o Microsoft Access, permitindo operações diretas dentro dos fluxos de trabalho.
- Suporte a variáveis de instância como variáveis de entrada/saída: Variáveis de instância do Excel, Word e Outlook agora podem ser utilizadas como variáveis de entrada ou saída em fluxos de desktop, facilitando a passagem de informações entre diferentes fluxos.
- Aplicação de política de repetição na ação “Em caso de erro no bloco”: A ação “Em caso de erro no bloco” agora suporta políticas de repetição, permitindo que, em caso de erro, o bloco seja reiniciado desde o início conforme a política definida.

Por que é importante: Estas novas funcionalidades permitem criar fluxos mais inteligentes, flexíveis e eficientes e de forma mais ágil.
Variáveis de ambiente para conexões com o SQL Server
Resumo: Agora é possível criar variáveis de ambiente para conexões com o SQL Server que utilizam o Entra ID para autenticação. São duas as variáveis que podem ser criadas: servidor e banco de dados.

Por que é importante: Facilita o transporte de componentes entre ambientes, aumentando a adoção de boas práticas recomendadas de ALM
Status: Preview
Links: SQL Server environment variables available for Power Apps
Deixe um comentário